Kafta é uma das receitas tradicionais da cozinha Árabe.
Também conhecida como Cafta, é uma especie de bolinho de carne moída no espeto que tem como grande diferencial as especiarias que são adicionadas a receita.
O nome, aparentemente, vem de uma variação do verbo persa kūfta, que significa, "bater", "moer", "almôndega". Existem kaftas de carne de boi, carneiro, cordeiro, porco e até mesmo versões modernas de frango.
As kaftas podem ser fritas, assadas ou cozidas mas o que faz da receita de kafta única, é a mistura de especiarias que compõem a sua receita. Os temperos, assim como o tipo de carne, o formato e a forma de faze-la, dependem do gosto do cozinheiro ou da cultura da região.
Para duas pessoas
400gr de carne moída de boa qualidade (com pouca gordura)
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de coentro
1 colher de chá de páprica
1 maço de salsinha 1 maço de coentro fresco
1 cebola média
1 limão siciliano
1 maço de alecrim
Manteiga
2 colheres de sopa de azeite
Sal
Em uma frigideira coloque os grãos de coentro e de cominho. Leve ao fogo até que comecem a soltar o aroma, cerca de 2 minutos.
Retire da frigideira e leve ao pilão. Triture os grãos ate obter um pó. Junte a páprica e o sal e misture bem. Em uma vasilha coloque a carne moída, os temperos triturados, a cebola bem picadinha e misture bem.
Pique a salsinha e o coentro. Junte 1 colher de sopa de salsinha e 1 colher de sopa de coentro na carne e misture novamente. Coloque raspas do limão siciliano e misture novamente.
Ao invés de usarmos espetinhos de metal ou de madeira, utilizaremos os galhos do alecrim para fazer as Kaftas, isso dará um charme especial a receita e trará um sabor a mais para as espetinhos. Pegue os galhos de alecrim e retire as folhas somente da parte de baixo de cada galho, mantendo uns dois centímetros de folhinhas na ponta.
Passe manteiga e azeite nos galhos e nas folhas para não queimar. (eu me esqueci de fazer isso nas minhas e queimaram) Pegue porções da carne temperada e molde as kaftas em torno dos galhos de alecrim.
Vá repetindo a operação ate terminar toda a carne. Leve os espetinhos a geladeira por uns 10 minutos para firmarem. Esquente uma frigideira com manteiga e um fio de azeite e frite as kaftas. Se sua kafta estiver muito “ gorda” leve ao forno quente por mais cinco minutos para garantir que todo o centro da kafta esteja cozido.
Sirva acompanhado de arroz de lentilhas, no pão árabe, com molho ou da forma que preferir. Fica ótima com tzatziki.
Comentários
Postar um comentário