O termo “confit” ou “confitado” traz uma certa desconfiança quando se lê pela primeira vez, dá aquela impressão de receita difícil e requintada, mas é só o nome mesmo porque na verdade é uma receitinha muito simples e fácil de fazer.
A técnica de confitar foi criada para armazenar carnes – quando ainda nem existia geladeira – para que não estragassem, e consiste em cozinhar lentamente a carne em sua própria gordura e depois armazenar aquele alimento na mesma gordura em que foi preparado e dentro de um pote fechado.
Hoje, no entanto, confita-se de tudo, e tudo o que é confitado dá um ar de glamour para qualquer sandubinha ou prato de massa corriqueiro de domingo.
Eu gosto de deixar os tomatinhos inteiros mesmo para explodirem na boca, mas há quem goste de fazer com os tomates cortados ao meio ou picados, mas aí o azeite não fica “limpo”, o confit vai parecer mais com um molho. Fica gostoso sim, mas o efeito visual é outro.
Além de fácil de preparar o tomatinho confit dura vários dias conservado no azeite em que foi cozido e pode ser deixado na geladeira.
Dessa vez eu fiz tomatinhos e alho confitados e preciso dizer que o alho fica um absurdo de delicioso. Cremoso por dentro e de sabor bem adocicado fica impossível de resistir.
Por serem mergulhados em azeite imagina-se que é muito gorduroso, mas não é não, o azeite cozinha lentamente o alimento mas como não deve ferver e os tomatinhos não estouram ele não encharca o alimento de gordura.
Sem contar que ter um pote de tomatinhos confit em casa é uma maravilha para colocar na mesa de petiscos e os elogios estão garantidos!
Então bora cozinhar?
Veja Também:
TOMATINHOS E ALHO CONFITADOS COM ERVAS
(rende aproximadamente 500g)
Ingredientes:
- 500g de tomatinhos (cereja, uva, sweet grape, etc.)
- 1 cabeça de alho inteira
- 2 xícaras (chá) de azeite
- 2 ramos de alecrim
- 2 ramos de tomilho
- pimenta e sal à gosto
Modo de Preparo:
Separe os dentes de alho da cabeça e mantenha a casca. Junte na panela os tomatinhos bem lavados, os dentes de alho, os ramos de alecrim e tomilho e tempere com pimenta e sal.
Se você tiver no seu fogão uma boca pequenina deixe-a acesa na chama mínima e cozinhe os tomatinhos com a panela tampada por 1 hora e 30 minutos, aproximadamente, sem deixar ferver.
Não fique mexendo muito para os tomatinhos não estourarem (a não ser que você queira mesmo que eles se abram).
Se não tiver uma chama mínima no fogão prefira fazer os tomatinhos no forno. Ligue o forno e preaqueça por 15 minutos em 80º, coloque todos os ingredientes em um refratário e leve ao forno por 1 hora e 30 minutos.
Depois retire, espere esfriar e guarde em pote de vidro e coberto pelo azeite em que foi confitado.
Armazene em geladeira.
Fonte:Figos&funghis
Comentários
Postar um comentário